O Vereador Damaso fez um pronunciamento na Câmara Municipal de Palmas no dia 12 de junho, terça-feira passada, sobre a reforma política que está tramitando na Câmara Federal. Damaso disse que, de acordo com a suas informações, a Câmara Federal estaria prestes a votar matéria que trata da lista fechada. A lista faria com que os políticos que estão nos partidos há mais tempo ocupassem o topo da lista e novas lideranças estariam no fim da lista. Assim, o cidadão deixaria de votar no seu candidato preferido e sim no partido, e de acordo com a votação do partido, quem iria eleito seria o candidato que estaria no topo da lista.
" As forças políticas jovens, as forças políticas emergentes jamais terão a oportunidade de livremente se proporem a ser representantes da comunidade, mesmo tendo penetração em nossa sociedade, estarão impossibilitadas de chegar ao ao legislativo tanto municipal quanto estadual ou federal se for votado como está proposto", disse Damaso.
Damaso falou que estará encaminhando aos parlamentares do Tocantins no Congresso Nacional sua preocupação quanto às jovens lideranças, as forças políticas emergentes que serão prejudicadas em detrimento de caciques que estão aí há trinta ou quarenta anos dominando politicamente os partidos.
Damaso explicou que entende a necessidade da reforma política, mas que acredita que a lista fechada é uma tentativa de sufocar as forças políticas emergentes e que uma boa saída para começar a reforma seria limitar a liberdade dos políticos de mudarem de partidos aleatoriamente como acontece hoje. Também coloca que os partidos podem ser fortalecidos através da proibição de coligação para os cargos proporcionais como vereadores e deputados. "Se fizermos assim, estaremos fazendo um expurgo daquela siglas de aluguel que ficam dois anos inativas esperando apenas a época das eleições para emprestar sua sigla paa judar algum cacique político se eleger", explicou o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário