O vereador Damaso conseguiu na manhã desta terça-feira,10, a aprovação dos requerimentos de nºs 026/2010 e 027/2010, que pedem a estruturação do Conselho Tutelar da Região Central e da Região Norte de Palmas, ambos, com instalações adequadas, móveis e sede em local apropriado para funcionamento. Os requerimentos foram encaminhados para apreciação do legislativo municipal ainda no semestre passado.
Para Damaso, este órgão é de muita importância para a sociedade, "é necessário que essas providências sejam tomadas o quanto antes, para que estes conselheiros possam cumprir o seu papel, realizar o seu trabalho de forma adequada. Não podemos permitir que o atendimento às questões relacionadas à criança e ao adolescente, sejam comprometidas e fiquem sem o devido amparo", disse.
Os conselheiros tutelares de Palmas têm encontrado diversas dificuldades para executarem as atividades pertinentes a sua função. O órgão é encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente estaria deixando de cumprir com parte de suas atividades por falta de ssuporte técnico.
Um destes conselhos chegou a funcionar por alguns dias em uma igreja, por falta de local.
Apesar de já está instalado em local adequado, os conselheiros enfrentam ainda outras sérias dificuldades, como a falta de itens básicos como veículo, para atender as ocorrências, segurança, móveis e às vezes até água.
De acordo com a conselheira, Maria dos Reis, há cerca de 30 dias o conselho teria recebido da prefeitura de Palmas, uma sala para o funcionamento, no entanto, os móveis doados estam em péssimo estado de conservação, a internet teria acesso restrito e falta um veículo para atender os casos.
Ainda segundo Dos Reis, o órgão é procurado, mas, na maioria das vezes não consegue realizar o trabalho, "nós estamos desprestigiados, atendemos as ddenúncias e não temos como executar o serviço, não me sinto realizada, fui eleita pra defender o menor, mas, não estou atuante, isso é lamentável, espero que com essa iniciativa do vereador Damaso, esse cenário mude, vamos esperar", disse ela.
De acordo com a coordenadora do conselho tutelar da Região Norte, Madalena de Souza Cunha, esta situação precisa mudar, "necessitamos de apoio com urgência, fomos eleitos para trabalhar, para isso precisamos de estrutura", conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário