O coordenador de Fomento à Identidade e Diversidade Étnica do Ministério da Cultura, Daniel Castro Dória de Menezes, ministra nesta segunda-feira, 24, na Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural, a oficina de capacitação para a participação no prêmio Culturas Populares 2009 – Mestre Dona Izabel. A oficina acontece das 13h30 às 18 horas e a inscrição pode ser feita no momento do evento, sendo aberta para interessados de todo o Estado. Mais informações através do telefone 3218 - 5153.
A Fundação Cultural de Palmas é a principal parceira da realização deste curso. De acordo com o presidente da FCP, desta forma a instituição colabora para a participação de grupos tocantinenses no prêmio e abre a possibilidade de destaque da arte local em nível nacional.
Prêmio
O Edital do Prêmio Culturas Populares 2009 foi aberto dia 15 de julho e receberá inscrições até 28 de agosto. Uma das novidades desta edição é a possibilidade de realizar a inscrição oralmente. Já foram promovidos encontros para capacitação nas cidades de Curuçá (PA), Belém, Alto Paraíso (GO) e Olímpia (SP).
Com recursos de cerca de R$ 2 milhões, o concurso vai contemplar 195 iniciativas com prêmios de R$ 10 mil, sendo 60 de Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres e 135 de Grupos e Comunidades Tradicionais, as duas categorias da premiação este ano. O prêmio destina-se a artistas, mestres e grupos culturais de manifestações populares, como mitos, histórias, narrativas orais, rituais, pintura, desenhos, entre outros. O edital está disponível no site do Ministério da Cultura, no endereço www.cultura.gov.br.
Em sua terceira edição, o prêmio presta homenagem à Mestra Izabel Mendes da Cunha, artesã e ceramista de Santana do Araçuaí, em Minas Gerais. Com 85 anos de idade, Dona Izabel, como é mais conhecida, ficou famosa por ser a criadora das populares noivas de cerâmica, forma de expressão que fez escola no Vale do Jequitinhonha, onde até hoje ela continua ensinando e fazendo suas bonecas de barro.
Texto: Lorena Karlla - Ascop/Prefeitura de Palmas
20 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário