22 de fevereiro de 2007

Vereadores protestam contra desativação de unidade do Caic

Matéria veiculada no site www.clebertoledo.com.br dia 15/02/2007 13:15:06

O vereador José Damaso (PDT) acompanhou o protesto pelo fechamento da Unidade de Saúde da Família do Centro de Atendimento Integral à Criança (Caic), da região dos Aureny, determinado pela Prefeitura. Na sessão ordinária desta quinta-feira, o vereador levou suas preocupações e as queixas da população ao plenário da Câmara Municipal de Palmas.

Segundo Damaso, o governo municipal alegou que a unidade funcionava num imóvel que pertence ao Estado e que fora pedido de volta. “Mas a administração municipal falhou por não comunicar a comunidade nem disponibilizar outro espaço para instalar a unidade", reclamou o vereador. Segundo ele, o Parlamento não recebeu nenhuma informação sofre o fechamento da Casa de Saúde.

“Tem de haver um canal de comunicação entre o Executivo e o Legislativo” ressaltou Damaso. O vereador disse ainda que vai procurar o secretário municipal de Saúde, Odir Rocha, pois não está na Câmara Municipal “a serviço do prefeito, mas sim a serviço da comunidade”.

O vereador José Alberto Guimarães “Gordo” (PT) afirmou que a obrigação do poder público é disponibilizar, de imediato, outro local para atender a comunidade. “No Aureny IV vivem cerca de 4 a 5 mil pessoas que não podem ficar desprotegidas.” O vereador Jucelino Rodrigues (sem partido) também deixou clara a sua posição: “Não concordo com o fechamento dos postos de saúde.” Destacou, também, o fato de os requerimentos aprovados pela Câmara não receberem nenhuma resposta da Prefeitura.

Wanderlei Barbosa (PDT) foi enfático ao fazer a mesma queixa: “O Executivo não tem dado atenção ao Legislativo e eu não estou aqui para defender um governo que não defende a população. Lembrou, ainda, que até hoje não recebeu as informações solicitadas ano passado sobre o Padre Luso. “A falta de sintonia entre os poderes realmente está incomodando alguns vereadores”, disse Wanderlei.

Ainda sobre o fechamento da Unidade de Saúde do Caic, a vereadora Warner Pires (PR) informou que há um ano e meio a conta de energia elétrica não é paga, a luz foi cortada e a dívida supera R$ 90 mil . “Onde estão os recursos para a saúde?”, questionou Warner. O Dr. Sebastião Silveira (PSDB) afirmou ter recebido informações extra-oficiais de que sete unidades de saúde serão fechadas para economizar recursos: “Quando se economiza em saúde se gasta em vidas humanas.” Destacou, também, o fato de os recursos do Programa Saúde da Família serem federais.

Nenhum comentário: