16 de abril de 2009

Homenagem ao Dia do Jornalista

Eis abaixo o discurso proferido por mim na tribuna da Câmara Municipal em sessão solene realizada em homenagem ao Dia do Jornalista, em  16/04/2009 (foto de Henning Buchholz):



"Desde que os romanos afixaram pela primeira vez a Acta Diurna em seu Fórum muita coisa mudou no jornalismo. Os chineses apareceram com o papel, os alemães aperfeiçoaram a máquina de imprimir e inventaram o jornalismo diário, Veneza se tornou a capital da imprensa, os ingleses internacionalizaram as notícias e a Internet as digitalizou.

Hoje o mundo da informação está há um clique de distância, muito mais pessoas têm acesso às notícias, sejam impressas ou eletrônicas, o que dá uma boa dimensão do desenvolvimento da democracia no Brasil e no mundo. No Tocantins e em Palmas não é diferente. Temos importantes jornais impressos consolidados ou em processo de consolidação, bem como um telejornalismo diversificado, um radiojornalismo atuante e um webjornalismo vanguardista.

Pioneiros desbravadores como Otávio Barros, Iberê Barroso, Gilson Cavalcante, Sebastião Pinheiro e Salomão Wenceslau hoje dividem a cena com jornalistas do quilate de Cleber Toledo, Lailton Costa, Daniel Machado, Graziela Guardiola e tantos outros.

Não diria, porém, que este é o melhor momento para o jornalismo tocantino. O problema que sempre pairou sobre nossos profissionais de imprensa persiste: a carência de verba publicitária particular, empresarial, em contraponto à abundância de verba governamental. Abundância esta que não necessariamente se converte em ganha-pão para os veículos. O resultado, todos bem sabemos: empresas jornalísticas de pires na mão às portas dos governos a fim de conseguir, ao menos, sobreviver.

Esperamos e trabalhamos para que este estado, esta cidade, venham a desenvolver sua economia de maneira a equilibrar melhor esta equação. Precisamos atrair indústrias, shoppings, grandes marcas, mas também precisamos incentivar o desenvolvimento da prata da casa, das empresas, indústrias e comércios genuinamente locais. Ouvir suas demandas e sempre que forem de bom senso, acatá-las. E nisto incluo as empresas jornalísticas.

Pois não é ele, o jornalismo, um dos pilares da democracia? Se todos respondermos com um sonoro sim a esta pergunta, nobres pares vereadores, então comecemos por valorizar os jornalistas, que são as pessoas que sustentam este pilar.

Aí sim, com a valorização deste profissional tão querido, tão necessário e tão importante, poderemos falar em democracia, não apenas em Palmas, no Tocantins, mas em qualquer lugar em que se lute por um mundo melhor, com liberdade, igualdade e fraternidade. Aí sim poderemos comemorar com verdadeira alegria esta data.

Agradeço a presença e a paciência de todos e parabenizo os homenageados Suzana, Pennaforte, Márcio, Jocyelma e Gilson. Parabenizo também nosso diretor de Comunicação, Ruy Bucar, por conseguir reunir neste humilde parlamento, alguns dos mais importantes profissionais do jornalismo tocantinense.

Muito obrigado e que Deus abençoe a todos!"


Respeito!
Destaco também a necessidade de se respeitar aos profissionais, sejam eles de que veículos forem, grandes ou pequenos, empregados ou free-lancers, para que se evitem casos como o do jornalista algemado em Betim/MG, na semana passada, no cumprimento de seu dever profissional de buscar a informação.

Um grande abraço e que Deus te abençoe!
Damaso.

Nenhum comentário: